Monday, January 29, 2007

Vazio

Acho que a televisão é muito importante para o futebol, sem sombra de dúvida, e tenho certeza que são necessárias regulamentações como o dito ‘Estatuto do Torcedor’ para o bom andamento dos espetáculos; porém, quando a TV ou o Estatuto fazem com que determinados jogos sejam marcados ou remarcados para outras datas e/ou horários que não são tão afinadas com o Soccer, como as tardes dos finais de semana, sinto como se houvesse um vazio, uma certa solidão. Ou seja, coisas que apenas o futebol pode fazer com você.

O Flamengo teve seu jogo adiado para uma noite de quarta-feira, contra um time de Campos, a ser jogado em Volta Redonda por decisão do Corpo de Bombeiros. Devemos agradecer aos nossos companheiros vermelhos, pois jogos na terra do chuvisco e de mamãe são sempre muito duros. Mas isso me deixou com o sentimento dito acima, pois não teve o Rubro-Negro no final de semana. Nem pelo rádio, nem na TV a cabo, nem em lugar nenhum, apenas uma ou outra nota nos jornais dominicais.

Gosto muito mesmo de futebol, a ponto de acompanhar a tediosa Copa SP de Juniores, os patéticos Campeonatos Francês e Alemão, enquanto os clubes daqui do balneário estavam em férias ou pré-temporada. Já assisti diversas "bombas", mas como dizia Carlos Drummond de Andrade, a esperança se renova a cada virada de ano, ou no meu caso, a cada início de temporada.

No dia da abertura do Estadual eu estava ansioso para a primeira rodada. Assisti ao embate entre o Time do Mercadão e o Glorioso, atual campeão, sabia do resultado entre Boavista e o Chuvisco’s antes de qualquer pessoa de minha família, além de ficar feliz em ver os clubes GRANDES não perdendo suas partidas.
Mas tudo era uma cortina para tentar disfarçar o stress que sofria por aguardar a estréia contra o esquadrão de Cabo Frio. O jogo aconteceu e, mesmo se a vitória não aparecesse, eu já estaria satisfeito, pois o Flamengo voltara ao meu dia a dia.

Em decorrência disto, o adiamento do jogo contra o time do Caixa me fez voltar muito cedo aquela sensação de vazio da qual há tão pouco tempo me livrei. Haviam diversas opções, dentre elas o Fluminense, Campeonatos europeus, Sub-20, mas não havia o principal: o Flamengo!

Pensei comigo: “Como vou atualizar minhas estatísticas, que estão paradas há tanto tempo?”

Uma das principais características do torcedor é essa necessidade de ter seu time junto de si a qualquer momento e ver / sofrer/ festejar/ duvidar / incentivar aqueles caras que correm atrás da bola, apenas por um sentimento egoísta que só eu conheço e que ninguém mais no mundo sabe como é. Apenas cada pessoa que torce pelo seu clube, seja ele qual for, sabe o que eu estou falando.

Quanto ao que sobrou da rodada, pude perceber que o Vasco voltará a ser um dos grandes do Rio e já o coloco como favorito à Taça GB. Ignorou aquela história de tabu e colocou o antigo Fluminense de Friburgo em seu devido lugar: o time pequeno. O mesmo não fez o Fluminense do Rio, que foi para a terra de Tiba e achou que iria vencer sem problemas o time da casa. Soberba! Esse é o mal que aflige 12 em cada 10 clubes ditos GRANDES. Os elencos são melhores, mas até para cumprir as tarefas mais fáceis é necessário seriedade.
Logo, é melhor fazer o dever de casa e não dar sopa para a falta de sorte.

Que não haja novos adiamentos e tenhamos pelo menos dois jogos por semana!!!

Positividade:
· Todos os jogos que sobraram tiveram gols marcados.

Negatividade:
· O Campeão empatou, o melhor elenco perdeu. Cuidado.
Alexandre Machado, 29/01/2007

No comments: