Tuesday, July 04, 2006

Rodada dupla!

Semifinais da Taça Rio – 2006, Maracanã, lá estava eu no meio da torcida do América, que fazia a primeira partida contra o Americano de Campos.

Segunda partida iniciada, Madureira x Cabofriense, de repente me lembro das rodadas duplas do meio de semana, envolvendo dois grandes contra dois pequenos do Campeonato Carioca, ou ainda dos domingos de clássicos com a preliminar de juvenis.

Lembro inclusive da presença maciça da torcida nas preliminares, para ver os futuros craques, visto que naquela época, tínhamos a certeza de que estes estariam, certamente, entre os profissionais de seus respectivos clubes e não exportados ou cedidos aos rivais através de transações estranhas entre empresários e cartolas, mas isso é outro papo.

Nas rodadas de meio de semana, geralmente envolvendo dois grandes e dois pequenos, podia-se presenciar as duas torcidas dos grandes colocadas como nos clássicos e torcendo pelo pequeno que jogava contra o arqui-rival. Era um secando o outro e isso até empolgava os pequenos.

Nos anos 70, estudava na Escola Técnica Federal, hoje CEFET-RJ e às vezes, junto com um grupo de amigos de classe, matava aquelas aulas necessárias para ir ao Maraca, de Geral, torcer e secar. Era divertido, o prazer podia ser duplamente sentido, uma festa de torcidas, bastante engrossada pela neutra, a dos outros grandes que iam torcer contra os dois protagonistas da noite.

Trocar de posição após o intervalo para ver melhor os gols, correr pelo túnel da Geral, outras travessuras dignas dos dezesseis, dezessete anos de idade.

Certa vez, eu, tricolor, e um amigo, botafoguense, fomos assistir a um jogo entre Vasco e Bahia pelo Brasileiro, de Geral é claro, só pra secar o Vasco e quando o Bahia marcou aos 45 do segundo, o gol que lhe daria a vitória sobre o clube da colina por 1 x 0, não nos contivemos e pulamos sozinhos e imediatamente corremos de alguns torcedores do Vasco pelo túnel adentro até a saída do estádio. Até hoje não sei quantos eram, pois não tive tempo de olhar pra trás. Bem, a Geral mereceria um capítulo exclusivo.

Voltando às rodadas duplas, me pergunto hoje: porque não se tentar novamente? Porque não a volta das preliminares de juniores? Não seria bom até mesmo para o torcedor conhecer melhor alguns de seus futuros ídolos? Hoje, mal sabemos quem são os campeões das várias categorias de base.

Também conheceríamos melhor os times dos clubes chamados pequenos e ver suas pequenas, mas animadas torcidas, pois elas existem e se renovam, como a do Madureira, que vimos na última Taça Rio, além é claro, de a cada rodada, termos o encontro das torcidas dos chamados grandes e rivais
.
Quem sabe, por se verem mais, não se tornassem menos violentas entre si, como nesses tempos de Geral e de rodadas duplas? Quem sabe?


Jocemar de S. Barros. RJ, 28/06/2006

No comments: