Thursday, December 03, 2009

SOBRE ONTEM À NOITE (03/12/2009)



Ontem faltou pouco, mas muito pouco.

Pesou ter tomado aqueles dois gols lá nas alturas a 15 minutos do fim.

Mas eu jamais esquecerei do que vi no Maracanã.

O apoio da torcida, a garra do time e o final apoteótico, com um aplauso ensurdecedor que calou qualquer barulho feito pelos adversários. A torcida que não ia embora. O time, visivelmente emocionado em campo.

Tenho certeza de que não perdemos no campo; tão-somente por este verdadeiro CRIME que é jogar a quase 3 quilômetros de altura.

Grandes times têm muitos títulos por conta de vitórias, conquistas e história. Mas o que nos faz especiais é que temos algo mais. É um charme, um paradigma indescritível. O que poderia ser apenas um fracasso se tranformou em um dos nossos maiores troféus. Fomos vice-campeões? Sim. Mas a nossa sina é de campeões, sempre!

Quem esteve ontem no Maracanã viveu um de seus maiores momentos como torcedor. Eu, que frequento as arquibancadas regularmente desde 1978, experimentei um momento especial, que é o de ser um vencedor mesmo sem ser campeão. Eu, vocês e os milhões dos nossos espalhados pelo Brasil. Não conquistamos a taça, mas obrigamos a mídia do país inteiro, sempre em nossa oposição, a nos aplaudir. Chegamos a um ponto onde nossa própria existência nos torna gigantes, ainda que tenhamos muitos e muitos troféus a arrebatar.

Eu não vou mais ao Maracanã apenas por que quero vencer ou ser campeão. Não vou mais porque quero supremacias, ser "mais-querido" ou "maior do mundo".

Vou porque amo o Fluminense. Vou porque o estádio é minha casa. E isso está acima de qualquer troféu.

Obrigado ao time, à comissão técnica e a cada um de vocês. Juntos, somente nós podemos isso: fazer de um título perdido uma grande história. Por mais que nos boicotem e nos subestimem, somos especiais.

Como todos nós, eu queria o título. Faltou um triz.

Mas quem convive com uma torcida como essa e vê a raça desse time em campo não tem do que reclamar. É campeão, independentemente de qualquer resultado.

Tenho orgulho em pertencer à mesma arquibancada que vocês.

Se, depois da vida, eu voltar à Terra, o que preciso reencontrar são meus pais, meus amigos e o Fluminense.

Não precisa ter outros esportes, por mais que eu goste deles.

Não precisa ter nem jogo.

O Fluminense já me basta.

Há dois meses, éramos o time mais massacrado pela imprensa do Brasil. Chegamos a uma final internacional invictos, perdemos o título pela diferença de um gol e temos tudo para eliminar o descenso no domingo, rasgando previsões, estatísticas e diplomas.

Mesmo sem um troféu, o Fluminense é o mais digno, o mais iluminado e o mais respeitável dos campeões.


Paulo-Roberto Andel, 03/12/2009

No comments: