Saturday, March 17, 2007

Futuro incerto

Nada como um dia após o outro! Depois da ressaca pela conquista da Guanabara, neste deserto que virou o Rio de Janeiro d’El Niño, o Flamengo joga em um sábado às 20:30h contra o possante Nova Iguaçu, de quem o Rubro Negro nunca venceu. Realmente não nem ouvi o jogo, apenas soube o placar e li algumas notícias sobre o embate entre o laranjas e o time da nação no Maracanã. Algumas notícias relatam que Leonardo, autor dos dois gols, foi muito bem, o que não deixa de ser uma boa nova nestes tempos sem Obina e com Roni e Souza.

Como está classificado para a final do estadual o Flamengo agora está focado diretamente na Libertadores da América com pretensões de vencê-la, mesmo sabendo que não há mais Zico, Adílio, Tita , Leandro, Junior e outros, mas se o Internacional foi campeão com o time que tem e depois conquistou o Japão, por que não com Souza e Roni?

O grande jogo do sábado aconteceu em Barcelona entre o time catalão e os merengues. 3 a 3. Ataques operantes e defesas horrorosas, tudo o que um torcedor alheio gosta.
Já que pouco posso falar dos embalos de sábado à noite, vamos falar sobre o domingo. Teve rodada dupla com muitos gols no Maracanã, mas isso é assunto para Andel, teve goleadas dos clubes V (Vasco e Volta Redonda) com direito à 3 gols de Romário, e o que realmente me chamou a atenção: o clássico Sansão, disputado na Vila com muito calor no início, uma tempestade no meio e muita emoção no final.

Prestei atenção ao jogo paulista, pois ali estavam dois dos principais potenciais rivais rubro-negros em fases futuras do torneio continental. Fiquei muito feliz pela armação tática dos dois times, contudo ambos têm problemas sérios nos seus ataques: falta um finalizador, tal como foram Messi e Van Nistelroy na Catalunha ou talvez Leonardo no sábado e Romário no domingo. A partida foi excelente, com grandes defesas de Ceni e Costa, gol legal anulado e gol ilegal validado (ah! a lei da compensação).

Quando o Flamengo derrotou o Vasco em julho de 2006 e conseguiu voltar à Libertadores disse para alguns amigos: “torço muito, mas não acredito que este time consiga passar da terceira fase da competição”. E assistindo a essa partida vejo que minhas previsões não estão muito longe do que pode acontecer.

Com a sorte de estar em um grupo com Potosí e Maracaibo, não haverá dificuldades de classificação para a segunda fase. Aí começa o problema. Ao final das duas primeiras rodadas, o Flamengo era o sexto lugar entre os classificados, o que determinava que disputasse a vaga com ninguém menos que o Boca Juniors, que terá ou já tem Riquelme em seu elenco. Imaginem o time com Roni e Souza jogando na Bombonera lotada em uma noite de quarta-feira contra um Boca? É de arrepiar!

Ainda há o Internacional que fez uma preparação mais demorada mas tem grandes problemas no banco, pois Abel Braga inspira tanta confiança quanto fala.

Aparece então outra dúvida: o campeonato nacional começa em 13 de maio e acaba em dezembro e a Libertadores termina em julho. Se a prioridade é o certame internacional como estará a cabeça do time em caso de uma eliminação em junho?

Como em futebol quase nada é impossível, o Flamengo de hoje, embora seja o melhor dos últimos cinco anos, pode até chegar longe na disputa da América, mas não chega nem perto de repetir o feito de Zico e seus black-red caps do início dos anos 80.


Alexandre Machado, 11/03/2007

Abraços.

No comments: