Tuesday, August 01, 2006

A nova Seleção de Dunga

Na primeira convocação da nova fase da seleção, tivemos três jogadores de clubes cariocas chamados pelo selecionador (ainda não vou chamar o Dunga de técnico ou treinador, pois não sei se ele se enquadra nestas categorias). Marcelo, Morais e Jônatas são as novas esperanças da torcida carioca para a criação de uma nova mentalidade de dirigentes e jogadores dos clubes daqui da Maravilhosa.

É claro que ainda temos alguns poucos nomes que poderiam estar nesta lista, principalmente Arouca e talvez Leonadro Moura. Porém esta ainda é a primeira de uma série de convocações que irão ocorrer até a olimpíada (em primeiro plano) e/ou a Copa de 2010. Até lá ainda há tempo para que os dirigentes dos clubes onde atuam estes convocados possam vendê-los para fora do estado ou do país e, quem sabe, ficaremos a ver navios.

Marcelo vem aparecendo muito bem na lateral esquerda do Tricolor. É um daqueles casos que, não sabemos porque, o jogador é o reserva na base e depois estoura no time de cima e deixa o antigo titular na saudade. Apresenta um futebol envolvente, faz muitos gols, se apresenta para o jogo e está em um patamar igual ou próximo a Junior, do São Paulo, que deveria ser o escolhido caso não houvesse a Libertadores no caminho.
Após um período em que a própria torcida não o agüentava mais, Jônatas conseguiu reencontrar o bom futebol da época em que Waldemar Lemos o lançou. O interessante é que este futebol só voltou após a volta de Waldemar à Gávea. Deixou de lado a máscara e passou a encarar o futebol com profissionalismo, o que foi excepcional para sua melhora. É, sem sombra de dúvidas, o principal jogador do Flamengo e foi peça-chave na conquista da Copa do Brasil. Como joga em uma posição em que há diversos jogadores em melhor condição deve aproveitar a oportunidade para aprender e melhorar o seu potencial.
A mesma situação vive Morais, meia que vem jogando o que se dizia que ele jogava quando apareceu no Vasco. Porém, destaca-se no clube da Colina mais pela incapacidade de seus companheiros do que por sua qualificação. Deve usar este período na seleção para aprender.

O melhor alento é ver que no Rio ainda há futebol, por mais que alguns queiram negar isso.
Parabéns ao trio e ao Rio.
Alexandre Machado, 01/08/06

No comments: